otorrino002015.jpg
PEDIATRIA: OTITES, ADENOIDES, AMIGDALAS E RESSONAR
As Adenoides e as Amigdalas são "orgãos de defesa" que têm um papel fundamental na memória imunológica da criança. Como "ganglios diferenciados" estes orgãos têm alterações frequentes do seu tamanho em função de diversos estímulos - nomeadamente de infecções e/ou alergias. O seu posicionamento é estratégico: as Adenoides no "fim do nariz" e as Amigdalas no "fim da boca".
Assim sendo fazem a proteção das duas vias de entrada na infância. Contudo estas zonas são demasiadamente pequenas e por vezes há conflito de espaço - quando as Amigdalas e as Adenoides crescem provocam obstrução nasal (ressonar) e também ao nível boca (vómito, dificuldade em engolir e por vezes "baba").
Adenoides, Amigdalas, Surdez e o Ressonar na criança
Considerações Gerais:
1-somos.jpg 1-consultorios.jpg 1-otorrino.jpg 1-links.jpg 1-home.jpg 22-rinoplastia.jpg 2-rinoplastia.jpg 22-otoplastia.jpg 2-otoplastia.jpg 22-sinusite.jpg 2-sinusite.jpg 22-ressonar.jpg 2-ressonar.jpg 22-otites.jpg 2-amigdalass.jpg 22-surdez.jpg 2-surdez.jpg 22-vertigem.jpg 2-vertigem.jpg
No local de implantação das adenoides encontram-se os orificios por onde "respiram os ouvidos" - Trompa de Eustáquio. Por este motivo, o crescimento (hipertrofia) das adenoides provoca frequentemente acumulação de liquido no Ouvido Médio (Otite Serosa ou Otite Média com Efusão) - esta situação provoca uma surdez transitória que pode ser assintomática e tornar-se crónica.
As Adenoidites e as Amigdalites são Inflamações destes orgãos provocadas por infecções (bacterianas ou víricas) e/ou alergias.Quando estes orgãos infectam aumentão de tamanho e podem provocar uma série de alterações locais que levam ao aparecimento dos quadros clínicos já referidos no ponto anterior - Surdez, Sinusite, Ronqueira, Obstrução Nasal, Vómito, "Baba", Sono Superficial, Atraso no crescimento, entre outros.
O que são Adenoidites e Amigdalites?
As Adenoides e as Amigdalas são orgão de defesa - a sua importância vai diminuindo com a idade. Só devem ser operadas quando provocam mais desvantagens do que vantagens. Trata-se de uma decisão do médico partilhada com os pais que devem estar devidamente informados. A cirurgia das Adenoides e/ou Amigdalas é a cirurgia mais efectuada em todo o mundo, trata-se de um procedimento bastante seguro e rotineiro. È hoje comum operar-se as Amigdalas de forma a manter a sua função de defesa e remover a sua porção obstrutiva - Amigdalectomia Parcial.
Quando devem ser operadas as Adenoides e Amigdalas?
que consequências tem?
A Otite Serosa ou Otite Média com Efusão é uma termo "abusivo", pois muitas vezes não estamos perante uma veradeira "Otite" e pode levar a alguma confusão de conceitos. A Otite Serosa ou Otite Média com Efusão resulta de um não funcionamento (disfunção) da trompa de eustáquio. Esta disfunção é quase sempre provocada por obstrução das adenoides. Trata-se de uma patologia que muitas vezes é sub-diagnosticada o que leva varias crianças a longos periodos de surdez com inevitáveis repercussões no seu desenvolvimento. O Timpanograma ou Impedancimentria tem uma sensibilidade de quase 100% para detectar/confirmar esta patologia.
O que é uma Otite Serosa ou Otite Média com Efusão?
A surdez é irreversível?
O tratamento inicial é efectuado com descongestionantes, anti-histaminicos, corticoides nasais e eventualmente antibióticos. Quando esta situação não se resolve com medicamentos a crianção deverá ser submetida a Adenoidectomia (remover a causa) e Miringotomia (efectuar um orificio na membrana timpânica e aspirar o liquido que está no ouvido médio). Este tipo de surdez é reversível.
Qual o tratamento?
A hipertrofia das Adenoides e Amigdalas é a maior causa de "Ronqueira" nas crianças. Se esta situação se prolongar no tempo pode provocar Apneias do Sono (parar de respirar durante o sono). As Apneias do Sono são situações graves que devem ser estudadas e, na sua grande maioria operadas.
Porque ressona o meu filho? Poderá fazer Apneias do Sono?
As Adenoides e Amigdalas ocupam uma área estratégica na anatomia e fisiologia do sistema respiratório da criança. São muito importantes na sua sua defesa mas muitas vezes são elas próprias causa de doenças de gravidade moderada a severa.
Não neglicencie estes sintomas no seu filho. Estas doenças podem e devem ser tratados pelo seu Otorrinolaringologista e Pediatra.
Considerações finais